terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Quais judocas tem chances de disputar a Olimpíada 2016

O Brasil deve ter representantes em todas as categorias do judô na Olimpíada, ou seja, 14 atletas (7 homens e 7 mulheres). A expectativa é que a modalidade  contribua com pelo menos 5 medalhas para o quadro brasileiro. Atuando em casa eu acho bem possível. Pelos resultados dos últimos 2 anos, o judô feminino está mais forte que o masculino.

Em 2015 teremos mais um campeonato mundial, no Casaquistão em agosto. O atleta que conquistar medalha nesse evento fará muitos pontos no ranking mundial e praticamente carimbará sua vaga na Olimpíada. Outros eventos importantes neste ano são o Grand Slam de Tókio, o Grand Slam de Paris (adiado do fevereiro para outubro) e os Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Confira em cada categoria como está a situação do judô brasileiro. Lembrando que cada país só pode ter 1 representante por peso. O feminino tem 5 judocas que só perderão a vaga por contusão.

Masculino
60kg-  Felipe Kitadai ou Eric Takabatake- A briga pela vaga olímpica promete ser emocionante.  Felipe foi medalhista olímpico em 2012 mas foi mal nos últimos mundiais. Eric despontou em  2014 com alguns pódios em Grand Prix e também disputou o mundial2014.
66kg- Charles Chibana é o favorito. Quase conquistou medalha nos 2 últimos mundiais. Outros judocas como Luis Revite, Ricardo Santos e Gabriel Pinheiro estão bem atrás. 
73kg- Alex Pombo ou Marcelo Contini. Ambos tem ranking e resultados parecidos. Ainda não tiveram uma grande conquista em suas carreiras.
81kg- Victor Penalber ou Leandro Guilheiro- Victor é o número 3 do ranking. Guilheiro tem duas medalhas olímpicas e era favorito a 3º em 2012. Não conquistou, fez uma cirurgia e só retornou aos tatames no final do ano passado. Vai precisar de um 2015 extraordinário para tirar a vaga de Penalber.
90kg- Tiago Camilo ou Eduardo Bettoni- Tiago já escreveu seu nome como um dos maiores judocas brasileiros. Tem duas medalhas olímpicas e um título mundial. Nos últimos eventos seu desempenho não foi o mesmo. O jovem Bettoni conquistou a vitória que garantiu o bronze para o Brasil no mundial por equipes.
100kg- Luciano Correa ou Rafael Buzacarini- Luciano é experiente, tem um título mundial no currículo, mas  não teve resultados animadores nos últimos anos. Mesma situação da categoria dos 90kg: o jovem Buzacarini pode roubar a vaga.  
+ 100kg- Rafael Silva ou David Moura- David até teve bons resultados nos últimos anos. É o numero 7 do ranking. Mas Rafael é o principal nome do judô brasileiro. Foi medalhista em Londres 2012 e ocupa o 2º lugar no ranking.

Feminino
48kg- Sarah Menezes, Nathália Brigida ou Gabriela Chibana-  Nathália e Gabriela são jovens e devem ser o futuro da categoria. Mas só tiram a vaga da nossa campeã olímpica Sarah Menezes, em caso de contusão.
52kg- Érika Miranda- é a número 3 do ranking. É presença constante em pódios. Só uma contusão a tiraria da Olimpíada. Os outros nomes da categoria são Rafaela Barbosa e Eleudis Valentin.
57kg- Rafaela Silva- outra categoria com nome praticamente definido. Rafaela foi campeã mundial em 2013. Ketleyn Quadros foi a primeira judoca a conquistar medalha para o Brasil em 2008 mas nunca mais repetiu o mesmo desempenho
63kg- A categoria mais fraca do Brasil dentre as 14 da Olimpíada. A melhor é Mariana Silva, número 21 do ranking. Este ano, Danielle Karla e Veronice Chagas conquistaram vagas na seleção e tentarão melhorar no ranking.
70kg- Bárbara Timo ou Maria Portela- categoria mais equilibrada do feminino. Ambas tem ranking parecido. Portela tem um currículo melhor e é mais experiente.
78kg- Mayra Aguiar- é a atual campeã mundial e bronze na Olimpíada de 2012. É o principal nome do judô brasileiro hoje. Samanta Soares e Renata Januário são as outras integrantes da seleção em 2015.
+ 78kg- Maria Suelen- duas medalhas de prata em mundiais. Também só fica fora por contusão. Rochele Nunes é número 19 do ranking e seria a 2º opção.  


Fonte (texto e foto): Marcelo Romano pelo Yahoo! Esportes



>> Kimonos de qualidade você encontra com a TORAH KIMONOS.


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário